Onda de protestos estudantis chega a novos países e provoca confrontos na Europa e na América do Sul
Milhares de estudantes, professores e funcionários de universidades foram às ruas de Buenos Aires nesta quinta-feira (15) para cobrar do governo do presidente Javier Milei mais recursos para o ensino superior público. A manifestação terminou em confrontos diante do Congresso argentino, onde a polícia usou gás lacrimogêneo e jatos de água para dispersar grupos que atiravam pedras e depredavam estruturas. Houve feridos.
A mobilização, chamada de "Quinta Marcha Federal Universitária", reuniu instituições de ensino, sindicatos e organizações estudantis que exigem o cumprimento da Lei de Financiamento Universitário, aprovada pelo Congresso em 2025. A legislação prevê recursos para universidades, salários de professores e bolsas de estudo, mas sua aplicação continua sendo contestada pelo governo Milei. A disputa já chegou à Justiça, que determinou a implementação de dispositivos da lei. O governo argentino argumenta que a lei aumenta os gastos públicos sem indicar de onde virão os recursos necessários e que sua aplicação comprometeria o equilíbrio fiscal.
Os protestos na Argentina são parte de uma série de manifestações relacionadas à educação que atingiram diferentes países nas últimas semanas. Na Europa, estudantes ocuparam escolas, bloquearam ruas e entraram em confronto com policiais. Os movimentos apresentam reivindicações diferentes, que vão desde o aumento dos custos para estudar até a falta de professores e os cortes de recursos públicos.
Na Albânia, os confrontos continuaram nesta quinta-feira (15), pelo terceiro dia consecutivo. Milhares de manifestantes liderados por estudantes enfrentaram policiais em Tirana. Houve incêndios, depredações e ataques a prédios. Na quarta-feira (14), um incêndio atingiu o Ministério da Educação. Policiais tiveram que usar gás lacrimogêneo e canhões de água para dispersar os manifestantes. Os estudantes albaneses reclamam dos custos da educação, das condições das universidades e de suspeitas de corrupção no governo. Os atos também incorporaram críticas a um empreendimento turístico no sul do país e passaram a exigir a renúncia do primeiro-ministro Edi Rama. Nesta quinta, Rama rejeitou a possibilidade de deixar o cargo, mas afirmou que está disposto a discutir as reivindicações relacionadas à educação.
Na Itália, escolas foram ocupadas nesta quinta-feira (15), ampliando uma mobilização iniciada em Turim no começo do mês. O movimento já chegou a cidades como Roma, Bolonha e Nápoles, onde estudantes impediram o funcionamento de instituições de ensino e organizaram contatos com colegas franceses. Eles criticam a falta de investimentos, as condições dos prédios escolares e o aumento do custo de vida. O ministro italiano da Educação, Giuseppe Valditara, criticou as ocupações e afirmou que os problemas devem ser resolvidos por meio do diálogo. Uma greve estudantil nacional está prevista para esta sexta-feira (16).
Na França, onde as mobilizações começaram no fim de setembro, estudantes realizaram na terça-feira (13) mais uma onda nacional de protestos. Segundo o Ministério do Interior francês, 161,5 mil pessoas participaram das manifestações em diferentes cidades do país. Os organizadores apresentaram uma estimativa maior, de 480 mil participantes. Os protestos franceses começaram com reclamações sobre a falta de professores, as condições dos prédios escolares e as salas de aula superlotadas. O movimento ganhou apoio de sindicatos e também passou a questionar as regras de acesso às universidades. Em Paris, manifestantes incendiaram um carro e quebraram vidraças. A polícia usou gás lacrimogêneo e canhões de água durante os confrontos. Nesta quinta-feira, o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, alertou para o risco de novos episódios de violência durante as manifestações convocadas para sábado (17).
Na Bélgica, centenas de estudantes foram às ruas da cidade de Liège no dia 7 de outubro para protestar contra reformas educacionais, o aumento das taxas universitárias e a superlotação das salas de aula. Os atos provocaram incêndios, depredações e interrupções no transporte público. A imprensa local relatou 107 detenções nos dias anteriores à manifestação. Na América do Sul, além da Argentina, o Chile registrou uma grande manifestação estudantil em 1º de outubro. Mais de 20 mil pessoas participaram de uma marcha em Santiago contra os recursos destinados à educação no orçamento de 2027 apresentado pelo governo de José Antonio Kast. O ato teve confrontos e terminou com pelo menos 31 detenções.
Esta matéria foi publicada primeiro em Brasil · Gazeta do Povo e republicada aqui com tratamento editorial (síntese dos pontos mais relevantes), a partir de feed RSS. Ver publicação original.
Continue neste assunto
Comentários nesta matéria
Comentário público sobre este texto. Após envio, a redação analisa antes de publicar. Para proposta de pauta ou assuntos privados, use mensagem à redação na sua conta.
Ainda não há comentários publicados nesta matéria.
Sua avaliação desta matéria
Clique nas estrelas para avaliar — pediremos que entre com seu e-mail.
Entre com seu e-mail para comentar nesta matéria (enviamos um link rápido, sem cadastro longo).
Entrar para comentar